• Tradutores de línguas raras

    Tradutores de línguas raras

    No universo da tradução, o inglês parece ser predominante tanto como o idioma de partida (língua-fonte) quanto o de chegada (língua-alvo), fato observável não somente pelo grande número de ofertas de trabalho como também pelos diversos cursos de formação universitária ou em escolas privadas que trabalham com o inglês.

    Quando comecei a trabalhar na França, descobri que as agências de tradução ou cursos de idiomas franceses consideravam o português uma "língua rara" (apesar dos 280 milhões de falantes), o que gera algumas contrapartidas financeiras vantajosas para compensar o menor número de oferta de trabalho. 

    Na semana passada li uma entrevista muito interessante com a tradutora francesa Brigitte F. Bresson, que trabalha com o malaio, língua oficial na Malásia, em Brunei e em Singapura mas falada também na Indonésia, nas Filipinas, na Tailândia e no Timor Leste, de acordo com o Wikipédia. Acredito que apesar dos 200 milhões de falantes desse idioma concentrados no sudeste asiático, ele também seja considerado, aqui no ocidente, uma língua rara. A entrevista aborda um pouco esse aspecto, ela fala do tipo de trabalho que traduz e do seu cotidiano na Malásia, país onde reside. Achei interessante divulgá-la, para os aspirantes tradutores ou mesmo para os tradutores confirmados, não somente para uma curta - porém edificante - visão do universo literário malaio mas também para conhecermos mais um aspecto da nossa profissão.

    A entrevista está em francês, foi publicada na revista Lettres de Malaisie e pode ser lida no endereço abaixo:  

    http://lettresdemalaisie.com/2013/02/19/rencontre-avec-brigitte-f-bresson-traductrice-litteraire-en-malaisie/

    Desejo-lhes uma boa leitura!

    « Fidus interpresSeollal ou Ano Novo Lunar »
    Partager via Gmail Yahoo! Blogmarks

  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :