• Seollal ou Ano Novo Lunar

    Seollal ou Ano Novo Lunar

    Comemorou-se, há alguns dias, o que chamamos no ocidente de Ano Novo Chinês, ou seja, a celebração da passagem do ano de acordo com o calendário lunar.

    Na Coreia do Sul, esse evento chama-se Seollal e é uma das maiores festas nacionais, junto com a Chuseok, sobre a qual falarei mais tarde e o aniversário de Buda no dia 12 de maio.

    A Seollal dura três dias, a partir da véspera do Ano Novo propriamente dito que em 2013 caiu no dia 10 de fevereiro. Nesse dia, as famílias vestem-se com trajes tradicionais e reunem-se para preparar as oferendas que serão usadas nos rituais celebrando os ancestrais. A refeição tradicional é composta de vinte diferentes pratos, sendo a sopa de bolinhos de arroz e a carne de boi os pratos centrais. Após a cerimônia, a família janta junto o que foi oferecido aos seus ancestrais, e em seguida, os jovens se prostram diante dos mais velhos que lhes dizem palavras de sabedoria como "cuide-se bem", "encontre alguém de bem na vida" etc. e lhes dão dinheiro. No final eles jogam os jogos coreanos tradicionais como o Yutnori, que na verdade é um jogo de origem japonêsa do tipo "pega varetas" e o Hwatu, um jogo de cartas. Os outros membros da família trocam presentes tais como ginseng, mel, latas de atum, shampoo, frutas que se encontram em embalagens para presente nos supermercados (ver fotos).

    Quando redigi esse artigo em 2008, iniciava-se o ano do rato. Agora, em 2013, inicia-se o ano da serpente, animal simbólico cujas características vão determinar a personalidade das pessoas nascidas sob esse signo, que são uma curiosa mistura do instinto gregário e introspectivo. Pessoas nascidas no ano da serpente são consideradas generosas e delicadas, charmosas e atraentes. 

     Seollal ou Ano Novo Lunar                    Seollal ou Ano Novo Lunar  Seollal ou Ano Novo Lunar

     

     

    « Tradutores de línguas rarasLivros de papel »
    Partager via Gmail Yahoo! Blogmarks

  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :