• O uso prático da antropologia

    O uso prático da antropologiaQuando eu estudava antropologia ou mesmo depois do fim dos meus estudos, a pergunta mais frequente que me faziam dizia respeito ao seu uso, ou até a sua utilidade. Minha resposta: "voce tem um tempinho?" Ora, o campo de aplicação da antropologia é tão amplo que essa disciplina deveria, na minha opinião, ser ensinada a partir do colégio para uma abordagem global do mundo que nos envolve tendo como perspectiva o respeito do próximo com suas particularidades. E para ficar no pragmatismo économico dominante dos dias de hoje, eis que um artigo publicado na revista francesa l'Obs dessa semana nos fornece um exemplo concreto.

    Esse artigo fala do crescimento da empresa SEB que emprega métodos audaciosos fundados nas inovações tecnológicas do seu centro de pesquisa, baseados, por sua vez, no conhecimento pertinente das particularidades culturais do mercado visado. Uma empresa francesa que vende máquinas para fazer arroz aos chineses, ferros para alisar os cabelos às coreanas, cafeteiras Krups aos alemães e ferros à vapor aos tailandeses, é definitivamente ousado.

    Conquistar mercados tão herméticos, principalmente no que diz respeitos a esses produtos citados, exige um grande poder de força dos centros de inovação técnica, é certo, mas a empresa serviu-se também de pesquisas antropológicas. O chefe de projeto inovação-pesquisa Olivier Wathelet dedicou-se em "observar os gestos dos cozinheiros e os macetes de cozinha, analisar o processo mental que leva a tomar a decisão de realizar ou não uma receita, saber quais são os materias considerados nobres para a cozinha em um ou outro país, como se manipula tais aparelhos, se é melhor manter o barulho do moedor da cafeteira ou o assovio da panela de pressão... pequenas coisas que podem significar a fim de um aparelho se não forem respeitadas" e cujas respostas podem ser dadas somente através de um estudo de campo equipado com as ferramentas da disciplina antropológica. Olivier Wathelet diz que eles estão trabalhando atualmente em uma máquina de fazer massa utilizada na cozinha tradicional chinesa de acordo com uma documentação sobre a preparação desse alimento, suas variantes regionais, colhida em uma volta por todo o país com uma equipe de pesquisadores. A adaptação de um produto calculada conforme as tradições culturais de cada mercado se encontra, assim, no centro da estratégia empresarial, garantindo o sucesso internacional dessa empresa familiar. 

    Já faz muito tempo que a etnologia, a sociologia e a antropologia constituem o objeto de piadas no que diz respeito ao mercado de trabalho, os profissionais dessa área sendo considerados futuros desempregados. Eu diria que esse problema, bem real, que encontramos no mercado de trabalho deve-se a uma certa ignorância do que a antropologia poderia trazer, ou mesmo a arrogância do mundo profissional que até então tentou impor os modelos de consumo ocidentais ao resto do mundo e, por detrás deles, seus próprios valores. Bastará que a estratégia utilizada pela SEB seja conhecida e difundida para que os dados se alterem. O respeito ao próximo com suas particularidades será obtido por razóes financeiras e econômicas. Mesmo se tais razões não são as mais nobres e levando-se em conta o estado atual do mundo, eu as adoto sem escrúpulos. Quando esse dia chegar, espero que todos compreendam enfim o quanto a antropologia pode ser útil.  

     

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