• O kimchi

    O kimchi

    A cozinha coreana é decididamente muito pouco conhecida fora do país. Falarei sobre ela mais tarde. Hoje vou falar sobre o kimchi. Os que já ouviram falar da gastronomia coreana perguntam-me principalmente sobre o ele.

    Existem mais de 160 variedades de kimchi que nada mais são que legumes fermentados e colocados de molho com sal grosso em grandes potes de argila. Depois ele é temperado com alho, soju e geralmente com uma pimenta vermelha muito forte. Somente algumas poucas variedades de kimchi não são apimentadas, mas têm o mérito de existirem porque, como direi brevemente em outra página, a pimenta aqui é pra baiano nenhum botar defeito. Dentre os legumes usados na preparação do kimchi estão a couve, o repolho, o pepino e o rabanete, entre outros.

    kimchi é o principal acompanhamento de qualquer prato coreano, é muito difícil, em todo caso eu nunca vi, uma mesa posta sem uma porção de kimchi. Inclusive nos restaurantes de cozinha estrangeira um prato de kimchi é também oferecido. Uma refeição não é completa sem o kimchi. Além desta função de acompanhamento, ele é também usado como ingrediente de outros pratos coreanos, como a panqueca de kimchi, arroz ao kimchi, sopa dekimchi etc.

    No passado, o kimchi era preparado, conservado e servido como o legume das refeições de inverno. No final de novembro assistia-se ao gimjang, a preparação comunitária do kimchi feita em público. Ainda hoje as donas de casa preparam nessa época do ano uma grande quantidade de kimchi que deverá em seguida ser posto em conserva e servido durante o ano.

    A importância do kimchi na cultura coreana é tanta que existem vários eventos ligados a ele, como o festival do kimchi e ainda o Museu do Kimchi.

    Os coreanos dizem que o kimchi possui um grande valor nutritivo e curativo.

    Durante a crise aviária, pesquisadores mostraram que um fermento láctico presennte no kimchi produzia efeitos curativos nos frangos atingidos pela doença. As pesquisas continuam, só nos resta agora aguardar os resultados.                          

               O kimchi         O kimchi      O kimchi