• O aniversário de Buda

    No oitavo dia do quarto mês do ano de acordo com o calendário lunar é festejado o aniversário de Buda, o que ocorre por volta do mês de maio no calendário solar. Chamam-no também a Festa das lanternas porque todos os templos do país são cobertos de lanternas coloridas de diferentes formas. 

    De acordo com a tradição, cada família oferece ao templo de sua escolha um número de lanternas equivalente ao número de seus descendentes pedindo vida longa e felicidade para cada um deles.

    Estive em um templo perto de onde eu morava para observar essa festa. Estava muito cheio, não são somente os budistas que participam deste evento, ele possui um significado cultural que vai além de sua significação religiosa, esse dia sendo, inclusive, feriado nacional.

    Algumas famílias faziam pique-nique nos arredores do templo, outras prostravam-se diante de uma imagem de Buda em um espaço reservado para isso e muitas outras serviam-se de bebidas, geralmente o chichê, à base de arroz, e lanches oferecidos pelo próprio templo. Em algumas cidades, como Seul, grandes procissões são organizadas tendo-se transformado em um evento muito procurado pelos turistas. 

    Apesar de ter consciência do aspecto cultural de tal festa, talvez por eu ter sido a única estrangeira perdida no meio de tanta gente, confesso ter me sentido um pouco voyeur e desconfortável, como se estivesse invadindo um espaço sagrado. Fiquei apenas o tempo suficiente de observá-lo para poder compartilhar tal evento aqui, com vocês. 

    A foto de Buda acima e as três fotos abaixo são da minha querida amiga Ana Tonidandel:  http://cthrumyeyes.com

             O aniversário de Buda          O aniversário de Buda          O aniversário de Buda 

      Estas três foram tiradas por mim:

             O aniversário de Buda           O aniversário de Buda         O aniversário de Buda

     

     

     

     

    Partager via Gmail Yahoo! Blogmarks

    votre commentaire


    Suivre le flux RSS des articles de cette rubrique
    Suivre le flux RSS des commentaires de cette rubrique