• Lévi-Strauss

    Lévi-StraussClaude Lévi-Strauss sempre me fascinou. O homem ou o etnólogo? Parece-me difícil dissociar os dois, principalmente para a antropóloga que sou. Eu sempre afirmei, aqui e alhures, que a antropologia é muito mais que uma simples escolha profissional, que ela representa uma nova maneira de ver o mundo, uma ruptura com nosso próprio sistema de pensamento através da instauração da distância epistemológica, do "olhar distanciado" lévi-straussiano. Tudo o que nos envolve torna-se, de alguma forma, objeto de observação, pois nossos atos, gestos, pensamentos e comportamentos são produtos de nossa cultura e, consequentemente, sujeitos à análise.  

    Meu apego a esse personagem é muito forte, eu sempre me perguntei porque. Afinal, o estruturalismo nunca foi o meu forte. Confesso que não li "As estruturas elementares do parentesco" até o fim. O "meu" Lévi-Strauss é o da Raça e história, Tristes Trópicos O pensamento selvagem. Eu nem mencionarei Saudades do Brasil pois, aqui, é a emoção pura que fala, o coração de uma brasileira expatriada há mais de vinte anos, começando pelo título - em português na versão francesa, que já me emociona. A resposta a essa excessiva admiração foi dada durante a leitura do fascinante livro "Lévi-Strauss"de Emmanuelle Loyer. Eu ainda não o terminei, mas já estou apaixonada. A autora é minuciosa, detalhista, o trabalho documentário realizado é enorme, mas o que mais me tocou - e isso é minha interpretação pessoal, foi que ela o humanizou. Pois Claude Lévi-Strauss, ícone da etnologia francesa, foi frequentemente envolvido por um respeito cerimonioso, uma distância reverente. Emmanuelle Loyer o mostra diante de suas dúvidas e hesitações, seus defeitos e qualidades. Ela o apresenta guloso, amante de carros, ela fala de seus fracassos e em momento nenhum tenho a impressão que ela parece estar "pisando em ovos", como eu teria feito. O resultado é extraordinário, à altura do personagem. 

    Esse livro e a conferência dada por Emmanuelle Loyer, a qual eu tive o privilégio de assistir, ajudaram-me a desvendar o mistério da excessiva admiração que tenho por Lévi-Strauss. Eu enfim compreendi o que me fascina nele: foi um dos raros a ter questionado a arrogante supremacia da cultura ocidental - frequentemente considerada como um objetivo a ser atingido - colocando-a no mesmo nível que qualquer outra cultura. E ele o faz com legitimidade, propriedade, um enorme conhecimento e, sobretudo, muita classe.

    Lévi-Strauss d'Emmanuelle Loyer, Flammarion, 2015. Prix Femina 2015 (ainda não traduzido em português, mas farei tudo para que o seja)

    « Lévi-StraussLa cuisine coréenne »
    Partager via Gmail Yahoo! Blogmarks

  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :