• Introdução

    Introdução

    Em 2007, quando nos instalamos na Coreia do Sul, eu tinha um pequeno blog através do qual eu transmitia minhas impressões e descobertas sobre esse país tão pouco conhecido no ocidente a meus amigos. Embora o tema em si não tenha nenhuma relação direta com meu trabalho de tradução, decidi transferi-lo progressivamente para esse espaço pois, de um modo ou de outro, minha experiência coreana faz parte da minha história e constitui, hoje, incontestavelmente, minha visão de mundo.

    Vocês encontrarão, aqui, semanalmente, pequenos textos que exprimem observações "quentes" de nossa estada, ou seja, sem nenhuma ou com pouca distância reflexiva,  mais sentidas do que pensadas sobre a cultura, os hábitos, a língua, os rituais e os coreanos. São textos curtos e alguns datados mas que mantive em seu formato original para serem lidos como uma fotografia daquele instante, das emoções sentidas naquele momento embora acredito que muita coisa tenha mudado desde então. Não menciono, por exemplo, o fenômeno k-pop ou o sucesso do cantor Psy que satiriza os "mauricinhos" e as "patricinhas" dos bairros chiques de Seul, consequência do surpreendente crescimento econômico dos últimos anos.

    Espero que aprendam um pouco sobre esse cativante país ou, senão, que esses textos despertem o seu interesse em desvendá-lo ainda mais.

    A foto acima é da minha amiga querida, a fotógrafa Ana Tonidandel http://cthrumyeyes.com