• Guia do tradutor

    Guia do TradutorAno passado eu havia falado, aqui, sobre o livro Fidus Interpres do Fabio Said, informando, inclusive que ele sairia de circulação no final do ano. O que eu não sabia, contudo, era que o Fabio estava nos reservando uma bela surpresa, preparando um outro livro que foi lançado no final do ano passado que se chama Guia do tradutor: melhores práticas. Esse novo livro  seria uma versão mais "enxuta" do primeiro.

    O Guia do tradutor foi organizado em forma de perguntas e respostas que englobam questões essenciais inerentes a nossa profissão: onde encontrar uma formação para capacitação profissional, a análise das ferramentas de trabalho existentes, quanto e como cobrar por uma tradução, pesquisas sobre terminologia, a situação do mercado de trabalho etc. No final do livro encontramos um glossário e uma bibliografia sobre o assunto. 

    O Fabio Said é tradutor há mais de vinte anos, profissão que realmente escolheu e da qual ele vive exclusivamente desde 1999, na Alemanha, onde é tradutor juramentado.

    Meu entusiasmo é proporcional aos esclarecimentos que encontrei em seu livro e à força que seu autor me deu em mensagens generosamente trocadas através de seu blog quando eu ainda estava indecisa sobre a ideia de me lançar nessa nova profissão. A criação desse meu blog, inclusive, foi sugestão dele. Para resumir o papel que eles - livro e autor - desempenharam nessa minha virada, eu diria que ambos me ajudaram a me sentir uma verdadeira profissional e não mais uma "pessoa que traduz".

    Evidentemente, recomendo-o totalmente para iniciantes mas não somente. Para mim, esse livro é exatamente o que seu título indica, um verdadeiro guia nesse universo díspar que é o nosso, profissionais da tradução. Ele fica na mesa do meu escritório, ao lado do meu Aurélio.

    Para maiores informações sobre o livro e sobre o autor:

    Guia do tradutor: melhores práticas 

     

     

     

     

    « Grandeza e miséria dos tradutoresUniversité d'été en traductologie »
    Partager via Gmail Yahoo! Blogmarks

  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :