• Darwin e a evolução explicada aos nossos netos

    Darwin e a evolução explicada aos nossos netosDarwin e a evolução explicada aos nossos netos, é o mais recente livro que traduzi. Foi como uma trégua depois das dificuldades encontradas na tradução de Pão e Circo, livro extremamente erudito como mencionei aqui precedentemente.

    Porém, apesar de Darwin ter sido menos complexo, não diria que sua tradução tenha sido isenta de qualquer dificuldade. Os questionamentos ligados à tradução desse livro se encontravam no fato do autor, o paleoantropólogo Pascal Picq, tê-lo escrito como uma conversa informal entre um adulto e um adolescente. Um texto fluido, agradável, mas que requer, contudo, um bom conhecimento de palavras e expressões coloquiais usadas pela juventude de hoje nos dois idiomas trabalhados, o que não é tão evidente quanto parece. Pois minha preocupação, ali, era encontrar palavras e/ou expressões equivalentes, que apresentassem o mesmo teor de familiaridade que aquelas empregadas pelo autor, mas sem cair na vulgaridade ou num excesso de formalidade acadêmica. Uma outra preocupação ligada ao uso de gírias ou expressões era evitar que fossem "caretas", como essa que acabei de usar. Ou seja, gírias da época em que eu era adolescente, mas que estão totalmente desatualizadas. 

    Independentemente dos aspectos ligados a sua tradução, gostaria de abordar, evidentemente, o conteúdo desse pequeno, porém edificante livro: ele fala não somente da teoria da evolução em si, mas também do seu autor e do contexto no qual ela foi publicada. Polêmica na época de sua primeira publicação, essa teoria é, ainda hoje, objeto de controvérsia para os que opõem a teoria da evolução às teorias criacionistas religiosas ou não. No meu ponto de vista, até mesmo para esses últimos, esse livro vale a pena e deve ser lido sem preconceitos: nada como o conhecimento devidamente fundamentado para criar um bom argumento, contra ou a favor, qualquer que seja o assunto.

    Eu o recomendo vivamente aos que se perguntam como abordar temas ligados as nossas origens e a de outras espécies com seus filhos e/ou netos, e também aos adultos que até então não haviam se interessado particularmente por esse assunto. Conhecer a teoria da evolução nos leva necessariamente a olhar o ser humano sob uma nova perspectiva, muito mais ampla, e revela a urgência de se adotar um comportamento ecologicamente responsável por todos os que habitam o planeta terra.  

     

    Darwin e a evolução explicada a nossos netos, de Pascal Picq, Editora UNESP, São Paulo, 2015.

     

     

     

    « Le Pain et le CirqueDarwin et l'évolution expliqués à nos petits enfants »
    Partager via Gmail Yahoo! Blogmarks

  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :